II JORNADA DE PROBABILISMO E RETÓRICA JURÍDICA

PRIMEIRA CIRCULAR

O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) convida a todos para a II Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica, a ser realizada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), na USP, nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2024.

Com a proposta do seguinte tema: “História da Justiça no mundo Ibérico na Primeira Modernidade: instituições, saberes normativos e dinâmicas de poder”, pretendemos divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo judicial das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.

Inscrições abertas: para graduandos e pós-graduandos, até 30 de abril de 2024.

Enviar resumo do trabalho (máximo 250 palavras) com título acompanhado do nome completo do pesquisador e da instituição para o email: [email protected]

Observação: Os participantes terão seus trabalhos lidos por pesquisadores próximos ao tema, que comentarão o texto após a apresentação no dia. A dinâmica tem por fim ampliar o debate e promover, de fato, uma análise atenciosa, com perguntas, sugestões bibliográficas e outros comentários dedicados a cada pesquisador.

Sobre o local do evento:

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Criado em 1986, o IEA-USP tem por objetivo ser um fórum interdisciplinar para questões de ponta nas ciências naturais, humanas e sociais, na tecnologia e nas artes, além de um articulador de ideias que subsidiem propostas de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento econômico, social, institucional e cultural do Brasil.

Localizado em: Universidade de São Paulo

Endereço: R. do Anfiteatro, 513 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-060

Datas do evento: 3. 4 e 5 de novembro de 2024.

Email para dúvidas e contato: [email protected]

APOIO

Grupo

Investigações sobre a Pluralidade e Ambiguidades Relativas à Condição Humana (INPAR)