I JORNADA DE PROBABILISMO E RETÓRICA JURÍDICA

PRIMEIRA CIRCULAR

O Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica (CEPPRO) convida a todos para a I Jornada de Probabilismo e Retórica Jurídica, a ser realizada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), na USP, nos dias 21 e 22 de maio de 2020.

Com a proposta do seguinte tema: História da Justiça no mundo ibérico na Primeira Modernidade: doutrina, práxis e dinâmicas de poder, pretendemos divulgar e reunir pesquisas que dialoguem com a História da Justiça, precisamente, investigações que abordem a esfera jurídica normativo-doutrinária e seus âmbitos institucionais, bem como o campo judicial das práticas processuais, durante a Primeira Modernidade Ibérica (séculos XVI-XVIII), dentro de uma perspectiva histórica.

Inscrições abertas: para graduandos e pós-graduandos, de 25 de outubro a 25 de fevereiro.

Enviar resumo do trabalho (máximo 250 palavras) com título acompanhado do nome completo do pesquisador e da instituição para o email: [email protected]

Observação: Os participantes selecionados deverão entregar trabalhos escritos de no máximo 15 páginas até o dia 25 de março. Os trabalhos serão lidos por pesquisadores próximos ao tema, que comentarão o texto após a fala do pesquisador. A dinâmica tem por fim ampliar o debate e promover, de fato, uma análise atenciosa, com perguntas, sugestões bibliográficas e outros comentários dedicados a cada pesquisador.

Sobre o local do evento: O CEPPRO pretende sediar suas jornadas anuais em locais diferentes para possibilitar sempre novas oportunidades e visitantes ao evento. Para esta primeira jornada, o espaço de debate foi cedido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Criado em 1986, o IEA-USP tem por objetivo ser um fórum interdisciplinar para questões de ponta nas ciências naturais, humanas e sociais, na tecnologia e nas artes, além de um articulador de ideias que subsidiem propostas de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento econômico, social, institucional e cultural do Brasil.

Localizado em: Universidade de São Paulo

Endereço: R. do Anfiteatro, 513 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-060

Datas do evento: 21 e 22 de maio de 2020.

Email para dúvidas e contato: [email protected]

APOIO

Grupo

Investigações sobre a Pluralidade e Ambiguidades Relativas à Condição Humana (INPAR)