Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp) desde 2016. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela EFLCH/Unifesp (2013). Foi bolsista FAPESP durante a graduação e o mestrado. É bolsista CAPES com a pesquisa de doutorado intitulada “A retórica jurídica processual: os crimes contra a mulher no Vice-reino do Rio da Prata entre o final do século XVIII e o início do XIX”. Atualmente se dedica aos seguintes temas e áreas: História da América Colonial, História do Direito e da Justiça, Teologia moral, Probabilismo, Retórica jurídica, Argumentação processual e Conflitos matrimoniais no Vice-reino do Rio da Prata.
Artigos e outros materiais:
VIOLANTE, M. C. R. A formação da consciência dos juízes: um estudo a partir das obras de Domingo de Soto, Francisco Bermúdez de Pedraza e Juan Machado de Chaves (séculos XVI e XVII). 2016 (Dissertação de mestrado).
VIOLANTE, M. C. R. O Casuísmo na obra Política Indiana de Juan de Solórzano. 2013 (Trabalho de conclusão de curso de graduação).
VIOLANTE, M. C. R.. A formação da consciência dos juízes: um estudo sobre a importância da teologia moral para a prática da justiça na América hispânica do século XVII. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: Velhos e novos desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. p. 1-16.
VIOLANTE, M. C. R.. A Real Audiência da Prata e os fundamentos da justiça na América no século XVII. TEMPORALIDADES, v. 5, p. 61-74, 2013.
VIOLANTE, MARIÂNGELA CÉLIA RAMOS. O papel da teologia moral na formação da consciência dos juízes na América do século XVII * The formative role of moral theology in the judges’ conscience in seventeenth-century America. História e Cultura , v. 5, p. 322-346, 2016.